Notícias

CIA aberto aos fins de semana também na época baixa

sexta, 17 de outubro

O aumento de visitas aos Percursos Naturais do BioRia levou a Câmara Municipal de Estarreja a alargar o horário de abertura do CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu, que agora também nos meses do outono e inverno está de portas abertas aos fins de semana.

Até agora, o Centro funcionava diariamente entre abril e setembro. Este ano, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu manter o CIA em funcionamento aos fins de semana durante todo o ano.

O alargamento do horário do Centro tem sido gradual e deve-se ao facto do número de visitantes ter aumentado e de procurarem o BioRia durante todo o ano e não apenas na época de primavera – verão.


24 mil visitantes só este ano

Nos últimos 5 anos, tem-se registado um aumento exponencial no número de visitantes. Este ano foram contabilizados pelo CIA 15 mil visitantes em apenas 5 meses, entre maio e setembro. Estima-se que os percursos naturais recebam cerca de 24 mil visitantes ao longo de todo o ano. Relativamente ao serviço de visitas guiadas, o BioRia contabiliza uma média de 2.500 visitantes/ ano.

O CIA constitui a porta de entrada para a Ria de Aveiro, para os campos do Baixo Vouga Lagunar e para os Percursos Naturais do BioRia. Localizado no início do Percurso de Salreu, este espaço de acolhimento aos visitantes tem disponível um serviço de visitas guiadas com recurso a veículo elétrico, especialmente utilizado para visitantes com mobilidade reduzida, possibilita o aluguer de bicicletas e kayaks, bem como o acesso a várias ferramentas de apoio à visitação, tais como binóculos e guias de campo.


CIA :: Novo horário [aos sábados e domingos]

Outubro 9h-12h30 | 14h-18h30   
Novembro 9h-12h30 | 13h30 - 17h30    
Dezembro 9h-12h30 | 13h30-17h30
Janeiro 9h-12h30 | 13h30-17h30           
Fevereiro 9h-12h30 | 13h30-18h
Março 9h-12h30 | 14h30-19h
(A hora de encerramento está ajustada ao pôr-do-sol)

Contacto disponível no horário de abertura - 962774466

Aventure-se e venha descobrir este tesouro natural que é de todos nós…

O BioRia recebe os visitantes que queiram conhecer a imensa riqueza natural e biodiversidade do concelho. Em Estarreja, é possível conhecer uma zona natural única, com passeios a pé ou de bicicleta, longe da confusão das cidades e sem custos. Ao mesmo tempo que descobre a reconhecida riqueza faunística e florística da região, que a tornam única no panorama nacional, pode respirar ar puro, passar algum tempo com qualidade e fazer exercício.

CIA aberto aos fins de semana também na época baixa