Notícias

Especialistas debatem crescimento verde

Conferência em Estarreja quer dar pistas para o desenvolvimento sustentável

sexta, 8 de maio

Estarreja propõe-se a debater o crescimento sustentável reunindo à mesma mesa uma dezena de instituições com competências nesta matéria. A Conferência “Estarreja 2020 - Crescimento Verde: um compromisso global na agenda local” agendada para dia 21 de maio, quinta-feira, pretende criar um momento de reflexão e de debate alargado. As inscrições para assistir às palestras são gratuitas e decorrem até dia 18 de maio.

Com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, José Moreira da Silva, (sessão de encerramento) e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, (sessão de abertura), a conferência promovida pela Câmara Municipal de Estarreja irá incidir sobre os seguintes painéis: aposta no crescimento verde e estratégias integradas de desenvolvimento; estímulo às atividades económicas verdes; promoção da eficiência dos recursos; e contributo para a sustentabilidade.  

Estarreja tem-se mostrado atenta aos desafios da sustentabilidade ambiental e energética mas não se coloca de parte de uma análise mais profunda. Assente num dos principais eixos estratégicos que tem norteado o trabalho da autarquia na última década e no ano em que celebra o 10º aniversário da elevação a Cidade, a autarquia considera pertinente promover uma discussão em torno do crescimento verde, procurando encontrar o papel individual de cada agente local, regional e nacional no sentido de garantir um desenvolvimento sustentável, inteligente e inclusivo do território.


Apoio ao empreendedorismo verde

A aposta no crescimento verde terá nesta conferência as diferentes visões territoriais e estratégias a implementar ao nível da Região Centro, da Região de Aveiro e do Município de Estarreja. 

Os agentes privados também terão um papel a desempenhar neste compromisso e neste ponto é de salientar a presença de entidades como a ANI – Agência Nacional de Inovação - cujo presidente José Carlos Caldeira falará sobre o “Apoio às empresas e ao empreendedorismo verde – oportunidades 2014-2020” - e o Turismo Centro de Portugal a propósito da estruturação da oferta do turismo de natureza.

Recorde-se que o município estarrejense foi distinguido com a bandeira EcoXXI, como reconhecimento pelas suas preocupações ambientais, e tem conseguido dinamizar o binómio economia-ambiente, através de projetos como o Eco Parque Empresarial, o BioRia ou de iniciativas como a feira internacional de birdwatching e turismo de natureza ObservaRia e as ações de sensibilização da população com especial foco na comunidade escolar, além de plataformas como o PACOPAR.

 

PROGRAMA COMPLETO neste link

INSCRIÇÕES GRATUITAS Data limite: 18 de maio 

Formulário online neste link

Especialistas debatem crescimento verde