Notícias

De ribeira em ribeira no “Ria com Pedal”

3º Passeio de Bicicleta Estarreja – Murtosa

quarta, 4 de maio

Numa zona de forte tradição histórica associada ao uso de bicicleta pelas populações e onde a sua utilização ainda hoje é significativa, os concelhos de Estarreja e Murtosa juntaram-se para organizar um evento de promoção da mobilidade sustentável e das áreas ribeirinhas que marcam profundamente o seu território.

Esta 3ª edição tem como ponto de encontro a Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, no concelho de Estarreja, a partir das 8h30. Às 9h30, dar-se-á início ao percurso de cerca de 35km, que percorrerá os dois concelhos, com passagem pela Ribeira do Mourão, Ribeiras de Pardilhó, Cais da Bestida, Ribeira de Pardelhas e Cais do Bico. O pelotão regressará à Quinta do Marinheiro onde decorrerá o almoço-convívio. 

A iniciativa “Ria com Pedal” tem um cariz anual, com os Municípios de Estarreja e Murtosa a assumirem, alternadamente, a gestão logística do evento. Também a logística do almoço é assegurada por instituições de cada um dos concelhos, cabendo, nesta edição, essa tarefa à Associação Cultural de Salreu.

A inscrição no evento poderá ser feita até dia 12 de maio, tem um valor de 5€ e inclui o kit de participação e almoço, sendo que o valor da inscrição reverte a favor da Associação Cultural de Salreu, conferindo um cariz solidário à iniciativa. O passeio tem o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB).

Durante o mês de maio, sempre que pedalar participe no European Cycling Challenge. A Região de Aveiro poderá ser considerada a região mais amiga da bicicleta! Veja aqui como.


Programa

Domingo 15 de maio | 9h00 ~16h00

Concentração: Casa Museu Egas Moniz

08h30-9h30 Secretariado (confirmação de inscrição e entrega do kit)

09h30 Passeio

12h30 Almoço convívio (Casa Museu Egas Moniz)

Espaço Criança [até aos 12 anos]

Multiatividades dinamizadas pela Escola Municipal de Desporto de Estarreja (ocupação das crianças até ao final do passeio)

Inscrições até 12 de maio

Valor: 5€ com direito a kit e almoço (o valor reverte para a Associação Cultural de Salreu)

 

Locais

GAME - Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, Piscina Municipal de Avanca

Câmara Municipal da Murtosa, Piscinas Municipais da Murtosa

De ribeira em ribeira no “Ria com Pedal”