Notícias

Turismo de natureza e a economia local

Passadiços do Paiva em destaque nas Palestras ObservaRia

sexta, 7 de abril

Dedicando o primeiro dia ao público escolar, com um conjunto de atividades pedagógicas e de sensibilização ambiental destinadas a mais de 300 crianças participantes, arrancou hoje a ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair, em plena zona natural junto ao Esteiro de Salreu. À noite, é exibido em antestreia o documentário “Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar”.

Antes do seu lançamento na televisão portuguesa, na SIC, no domingo de manhã no espaço “Vida Selvagem”, a antestreia de “Encontro D’Águas – Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar” acontecerá esta noite, no Cine-Teatro de Estarreja, às 21h30, com entradas livres. Com produção e realização de Daniel Pinheiro, Encontro D’Águas narra a biodiversidade da região do Baixo Vouga Lagunar num documentário de 50 minutos.

A partir de amanhã, dia 7, a feira abre ao público em geral com cerca de 50 atividades, entre palestras, workshops, atividades de campo e exposições. O programa é vasto e a participação nas atividades requer inscrição através deste formulário online.


Os animais selvagens, os anfíbios e as aves… há muitos mistérios da natureza para descobrir no BioRia

Para além de passeios ao Percurso de Salreu e visita ao mural de André da Loba em execução num antigo palheiro, esta sexta-feira a atividade “Meter o pé na poça”, da Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro e da Associação Portuguesa de Herpetologia, convida a descobrir os anfíbios do BioRia. 

O sábado começa às 8h30. Até às 12h pode assistir à anilhagem de aves no Percurso de Salreu do BioRia, pela APAA – Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves. Esta atividade não requer inscrição, por isso basta aparecer. A noite encerra com a Sessão de Observação Astronómica, orientada por José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, a partir das 22h15.

Reservado para domingo, entre as 10h e as 13h, o voo cativo em balão de ar quente é uma das atividades que mais curiosidade suscita e, neste caso, a inscrição também é gratuita mas feita no local e por ordem de chegada.


Espaço Palestras com 12 especialistas entre os quais a editora da revista BBC Wildlife Magazine

Este é também um espaço de reflexão. Na Tenda da ObservaRia, localizada junto ao Esteiro de Salreu, o espaço de Palestras abrirá esta sexta-feira, dia 7, às 14h30 com os painéis “Associativismo na conservação e promoção dos valores naturais” e “Turismo de Natureza na dinamização da economia local”.

O primeiro painel contará com a presença de Milene Matos, da Associação Bioliving, Luís Lopes, da MONTIS - Associação de Conservação da Natureza, e Joaquim Teodósio Coordenador do Departamento de Conservação Terrestre da SPEA. 

A partir das 16h15 irá debater-se a importância do turismo de natureza na dinamização da economia local, com a presença de João Carlos Farinha, do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que falará sobre “Eventos para vivenciar o Turismo de Natureza - Rede de Feiras em Espaços Naturais”; Marli Monteiro, da Agência Regional de Promoção Turística - Centro de Portugal, com contributos sobre “Como captar o Mercado Externo”; e Margarida Belém, do Município de Arouca, que irá retratar o exemplo dos Passadiços do Paiva.

As palestras na Tenda ObservaRia trazem um total de 12 especialistas a Salreu, destacando-se a presença, no sábado à tarde, de Dale Forbes, da Swarovski Optik, do autor sueco Erik Hirschfeld e de Sheena Harvey, editora da revista BBC Wildlife Magazine. Aos internacionais juntam-se os portugueses Daniel Pinheiro, realizador do documentário "Encontro D’Águas - Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar", Vanessa Oliveira, da SPEA, para focar o caso das “Arribas do Douro: um território a descobrir um valor a preservar”, e João Cosme, Fotógrafo profissional de Natureza e responsável pelo Festival de Imagem de Natureza – CINCLUS.

Turismo de natureza e a economia local Turismo de natureza e a economia local Turismo de natureza e a economia local