Notícias

BioRace Challenge no topo da Europa

3850 aventureiros vão participar na corrida de obstáculos no próximo sábado

terça, 24 de setembro

3850 aventureiros de todo o país vão participar na 5.ª BioRace Estarreja Challenge, a corrida de obstáculos mais participada da Europa num único dia. A aventura acontece no próximo sábado, dia 28, a partir das 10h00, com partida em Salreu junto ao Cais do Esteiro, numa zona natural única. 

“O que nos distingue de outras provas é o cenário único do Baixo Vouga Lagunar, onde estão inseridos os Percursos BioRia e o facto de valorizarmos mais a diversão em detrimento da competição”, afirma Norberto Monteiro, coordenador da prova. O “percurso espetacular”, a experiência “única” e “o contacto com a natureza” são aspetos valorizados pelos participantes de edições anteriores. 

A prova inicia junto ao Cais do Esteiro de Salreu, com passagens pelos vários percursos BioRia, do Bocage e Rio Jardim, em Canelas, chegando a Fermelã. Os participantes terão o privilégio de partir à descoberta de áreas de enorme beleza paisagística, como campos de arroz, sapais, juncais e caniçais, ligados por uma rede de valas alimentadas pelo Rios Antuã e Vouga e pela Ria de Aveiro.

Esta é uma jornada ímpar de divulgação do património natural local, um verdadeiro paraíso de biodiversidade que vive paredes meias com a Cidade de Estarreja. 

10 km e mais de 30 obstáculos

Nesta corrida, os obstáculos vão dificultar mas também animar a aventura. Correr, saltar e rastejar são alguns dos ingredientes que não vão faltar neste desafio acessível a todos e de todas as idades. Para as crianças e jovens dos 6 aos 14 anos, a BioRace Júnior tem extensões e obstáculos adaptados.

A prova mãe, os 10 km com mais de 30 obstáculos naturais e artificiais, foi a primeira a esgotar as vagas com 2900 inscrições. Com as provas de 5 km, Júnior e, pela primeira vez, a BioRace Inclusiva, a 5.ª edição atinge, no total, 3850 inscritos.
Desde a 1.ª edição, a BioRace é uma prova amiga do ambiente, não faltando ações como limpezas, requalificação de locais isolados, reutilização de materiais para a construção dos obstáculos e ações de sensibilização.

Competição, exercício físico, aventura, espírito de equipa, boa disposição e muita diversão, em contacto permanente com a natureza, marcam esta prova.

Veja aqui o vídeo da BioRace 2018 

Opiniões dos participantes em edições anteriores 
“Para quem gostar de desafios, aventura e diversão, esta é a prova ideal para viver um momento cheio de emoções.”
“Desde a primeira edição... E sempre para continuar.... tudo impecável...”
“Muito se alterou de há 3 anos para cá. E sempre para melhor...”
“Pela segunda vez, adorei participar no evento. Muito bem organizado, divertido e duro QB.”
“A experimentar... diversão, natureza, competição... muita água, muita lama... divertido!”
“Querem passar um bom bocado com muita diversão e alegria? Vão à BioRace Estarreja, não se vão arrepender.”
“Diverte-te, a BioRace faz-te mais feliz e forte. A união é essencial, para conseguires ultrapassar obstáculos que jamais pensarias ultrapassar sozinho. Boa sorte para ti que alinhas nesta nova etapa...”
“Excelente iniciativa, com uma ótima organização. Obstáculos bem estruturados e com garantia de segurança por profissionais qualificados em todos os pontos. Uma experiência a repetir, um obrigado à organização da prova.”

Consultar regras de participação e horários das provas

BioRace Challenge no topo da Europa BioRace Challenge no topo da Europa BioRace Challenge no topo da Europa BioRace Challenge no topo da Europa